
Gerar valor, proteger e entregar valor formam as bases para a jornada ESG!
Líderes e gestores devem estar preparados e engajados para transformarem desafios em oportunidades para pessoas e negócios melhores para o mundo.
Estabelecer novas diretrizes corporativas, sobretudo alinhadas com o ESG, (Environmental, Social and Governance), em português Ambiental, Social e Governança, nem sempre é um exercício fácil, pois necessita de movimentos na cultura, em aspectos enraizados como valores, comportamentos e atitudes. Em se tratando de Companhias que buscam ou desejam fortalecer a performance no mercado internacional o desafio é ainda maior – a começar pelas narrativas e comportamentos que devem estar alinhados com normas e práticas internacionalmente reconhecidas.
Líderes que entendem a relevância de desenvolver suas pessoas alinhadas às entregas de propósito ESG, precisam fazer essa transição por meio de um robusto programa comportamental – instrumento indispensável para se obter êxito.
Evoluir a maturidade da Sustentabilidade, sobretudo nas entregas ESG, em um mundo em transformação, é um grande desafio e não há fórmula pronta para protagonizar nesse cenário, mas o ponto de partida pode ser mais simples: no que faz sentido para o negócio, fortalecendo o engajamento dos times, gerando relacionamentos consistentes com stakeholders e aos poucos ganhando tração e colhendo os frutos mais maduros.
Propósito + Resultados na Jornada GFL Sustentabilidade e ESG
Com propósito forte e o olhar para o radar do mercado, identificamos nessa jornada o que faz sentido para o negócio, destacando os temas materiais, sobretudo o que é de grande relevância para os stakeholders.
Na agenda: a evolução da maturidade da sustentabilidade, ROADMAP ESG, temas materiais e indicadores ESG/reports globais que contribuem para a tomada de decisões dos investidores.
A maturidade da sustentabilidade e o ROADMAP ESG nortearam a co-construção e as exposições dos Workshops. Relatórios de sustentabilidade e equivalências em índices de sustentabilidade, os 17ODS da ONU também estiveram na pauta dos diálogos e treinamentos.
Na Jornada da Sustentabilidade/ESG GFL participaram dos 6 Workshops, de 8h cada, cerca de 120 líderes e gestores de 4 unidades das cidades mineiras, totalizando 48h de treinamento ministradas por instrutor da Oito Consultoria. A gamificação B3, desenvolvida pela Oito Consultoria, que traz critérios para as dimensões ESG foi um instrumento de engajamento e geração de aprendizado.
Um mapeamento prévio com os líderes internos do projeto, alinhando às diretrizes atuais da Companhia com respeito à cultura local, abrangendo as usinas instaladas em território mineiro contribuiu para o desenvolvimento do projeto.
Parabéns e nosso muito obrigado aos times da Gerdau Florestal e Oito Consultoria pelo engajamento, trocas e sobretudo pelo compromisso em gerar valor ESG na prática.


Nas imagens: gestores, facilitadores, equipes GFL e Oito em um dos Workshops da Jornada Sustentabilidade e ESG – no Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte.
Conheça o programa completo da Jornada do Líder ESG, mapeamento de Stakeholders com aplicação prática do ROADMAP ESG para a indústria. Entre em contato conosco no WhatsApp ou contato@oitoconsultoria.com.br. Nosso propósito é desenvolver pessoas e empresas melhores para mundo. Vamos juntos?
