Artigo: Ano Novo, Novas Habilidades e Diretrizes na Gestão da Segurança

Você já se perguntou qual o preço de uma habilidade comportamental?
Empatia, relacionamento interpessoal, liderança, autoconhecimento, ética etc. – essas são habilidades, atitudes e hábitos do profissional dentro e fora da empresa, normalmente não são pré-requisitos para contratação. Essas habilidades também chamadas de soft skills, difíceis de precificar, porém, quando acontece algum desvio comportamental que impacta na sustentabilidade da empresa, o preço ganha relevância e aumenta exponencialmente, pois em muitos casos há perdas irreparáveis – impactando pessoas e familiares.
Quando falamos da Segurança do Trabalho, mais uma luz do cenário acende e temos as “hard skills” habilidades técnicas, procedimentos, requisitos para desenvolver que são importantes, porém sem as comportamentais estimuladas e desenvolvidas o erro pode ser grave e em alguns casos, fatal.
Pesquisas sobre a Segurança do Trabalho, revelam que os custos diretos e indiretos com acidentes de trabalho afetam o negócio tornando-o insustentável, levando-o à perda da qualidade, perdas de equipamentos, interrupções de processos, perdas no rendimento; custos gerais com responsabilidade; litígio; indenizações e perdas de funcionários, danos na relação com os stakeholders, perda de reputação, afetando diretamente a sustentabilidade da Organização.
Os dados mostram que 95% dos acidentes ocorrem pela exposição ao risco – e neste caso, somente o ser humano é capaz de tomar tal decisão – o que está diretamente relacionado com o comportamento.
Estudos comprovam que mesmo aplicando métodos tradicionais de treinamentos e soluções pontuais algumas empresas ainda continuam com altos índices de acidentes.
Isso se deve à falta de compreensão dos estágios comportamentais, da cultura e soluções direcionadas, sobretudo à falha na gestão do aprendizado que não considera estilos de aprendizagem diferentes em grupos diversos nas Organizações.
Desenvolver a maturidade comportamental, nesse caso, é o primeiro passo, porém é necessário adicionar mais um ingrediente na gestão: identificar os estilos de aprendizagem – pois muitas vezes são decisores da internalização do comportamento seguro e consequente prática no dia a dia.
Lideranças e profissionais que desenvolvem habilidades comportamentais, metodologias de aprendizagem e práticas da Segurança do Trabalho em níveis estratégicos e operacionais contribuem para o desenvolvimento de uma cultura forte, de colaboradores mais conscientes de seus comportamentos, atitudes e valores que impactam positivamente nos resultados, sociais, ambientais e financeiros.
Pensando nisso, a Oito Consultoria convida você e sua equipe PARA UM ANO NOVO COM NOVAS HABILIDADES E DIRETRIZES NA GESTÃO DA SEGURANÇA.
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Nosso propósito é colaborar com a sua gestão!
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Abraços
Júnia Carvalho e equipe
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