PROPÓSITO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS CONSISTENTES ENTREGAM VALOR ESG
Ambientes diversos e inclusivos são facilmente identificados em Organizações onde as pessoas se sentem acolhidas, participam de maneira genuína dos processos de tomada de decisão, dos projetos e onde a inovação segue fluida. Onde todos e todas são estimuladas ao diálogo num ambiente de respeito, aberto às ideias, à co-contrução e sobretudo ao engajamento em prol da evolução da maturidade comportamental.
E no programa comportamental JCS3 para a Gerdau, desenvolvemos práticas com valores no centro, segurança em primeiro lugar, cuidado ativo, disciplina operacional e novas diretrizes ESG, sobretudo com foco no “S”, Social, com destaque para a diversidade, a equidade e a inclusão.
O projeto abrangeu desde a imersão às entregas, com aproximadamente 700 dias dedicados e envolvimento genuíno dos times líderes, gestores e toda a operação.
Um cenário desafiador, com protocolos rígidos, com ajustes de rotas, em função do impacto da pandemia, mas com o cuidado ativo em ação e um propósito forte: trazer as pessoas para o centro, com acolhimento, desenvolver protagonistas e a maturidade comportamental.
Na primeira e quarta etapa do programa 25 turmas participaram no presencial. Um total de 100% da Usina na segunda etapa, nos formatos presencial e online que se materializou com os princípios de segurança, saúde, meio ambiente, diversidade e inclusão nas ações envolvendo mentoria e treinamentos para o protagonismo de novos comportamentos e uma semana de eventos com a participação ativa dos colaboradores. Na terceira etapa o movimento foi todo direcionado para a Campanha pré-parada de manutenção, na qual ocorreram atividades com engajamento para o comportamento seguro em todas as áreas, abrangendo cerca de 1.800 pessoas entre elas, líderes, colaboradores diretos e terceiros.
Diversidade, de maneira geral, ressalta aspectos essenciais como a pluralidade, as experiências e as vivências, as diferenças individuais como pontos fortes e a inclusão, o sentimento de pertencer que reforça a segurança psicológica atribuída à adaptabilidade e à representatividade.
As duas fases foram marcadas com trilhas de conscientização, workshops e treinamentos com times liderança e operação, impactando mais de 1.800 colaboradores diretos, indiretos e a comunidade, totalizando 928h de treinamento conduzido por instrutor da Oito Consultoria.
São as pessoas que criam e transformam comportamentos. São propósitos e práticas que contribuem com mudanças melhores para o mundo.
Esse princípio de valor compartilhado, no qual são desdobrados behaviors nas práticas, teve destaque nesse programa com o “S” do ESG, onde compromissos com o comportamento seguro foram selados e com o envolvimento genuíno dos stakeholders, sobretudo colaboradores, terceiros, parceiros e a comunidade , trazendo materialidade para a dimensão capital humano (com o critério saúde e segurança do trabalho, engajamento, diversidade e inclusão dos funcionários) e social (direitos humanos e relações com a comunidade) relevantes para empresas com propósito forte em ESG, aquelas que ambicionam impacto social positivo e as ranqueadas em Índices de Sustentabilidade Empresarial como o ISE da B3 e certificações do Sistema B.
E assim seguimos reforçando esse legado de práticas ESG com métodos que geram valor, escrevendo mais uma página no desenvolvimento de pessoas e empresas melhores para o mundo com entregas reais em ESG.
Para conhecer as práticas e implantar a Jornada Comportamental da Oito para empresas de impacto positivo, entre em contato conosco no (31) 9.9881-1531 e contato@oitoconsultoria.com.br. Nosso objetivo é co-contruir com você esse legado. Vamos juntos? 
Na imagem: JCS3 21/22 Jornada Comportamental dos times de líderes e operação na indústria Gerdau. Gestão do programa, design instrucional, construção das trilhas de aprendizagem, conceito criativo, aplicação do programa/treinamentos: Oito Consultoria.