Oito Consultoria
  • Home
  • Propósito Oito
  • Soluções e Experiências
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
    • Programas e Projetos
  • Portfólio
    • Portfólio Consultoria
    • Portfólio Educação Corporativa
    • Portfólio Programas e Projetos
  • Cases
  • Blog
  • Talentos
  • Contato

O diálogo com público interno é o primeiro passo para a implantação de um modelo sustentável

Início Blog O diálogo com público interno é o primeiro passo para a implantação de um modelo sustentável

A persistência em um modelo sustentável de negócio contribui para a credibilidade, ao reduzir ou eliminar a assimetria entre o que se diz e o que se faz, conciliando discurso e prática diz Roberto Baraldi, jornalista, assessor de Comunicação da Fiat do Brasil/Grupo Fiat e Diretor do Capítulo Minas Gerais da Aberje em entrevista para o Blog Oito.

Blog Oito: Qual o caminho a ser percorrido pela empresa ao integrar a cultura da Sustentabilidade?

Baraldi: Quando uma empresa decide tomar o caminho da Sustentabilidade, dá início a um processo de diálogo permanente com seus múltiplos stakeholders. Estes fluxos de comunicação devem ser cuidadosamente planejados, pois cada grupo de interesse exige um determinado tratamento e requer informações diferenciadas.

Blog Oito: Você considera que a transparência da comunicação de resultados da empresa sobre a dinâmica da sustentabilidade reflete o seu compromisso com a sociedade?

Baraldi: Sim. A sustentabilidade se ergue e se mantém simultaneamente sobre os pilares econômico, social e ambiental da atividade, de modo que está baseada na adoção de práticas, processos e normas de produção, relacionamentos e prestação de contas. A transparência e clareza da comunicação de resultados, dos objetivos e compromissos da empresa são inerentes ao modelo sustentável de negócio e passam a ser exigidos de modo cada vez mais enfático pelos stakeholders, aqueles grupos que influenciam ou são influenciados por suas operações. A coerência entre propósitos, práticas e comunicação é essencial no processo de construção do modelo sustentável.

Blog Oito: Então, a comunicação dos propósitos sustentáveis deve ser trabalhada primeiramente para qual parte interessada da empresa?

Baraldi: Todas são importantes, mas há um que é particularmente sensível: o público interno. Todas as contradições entre discurso e prática serão percebidas primeiramente do lado de dentro dos muros da empresa. Da mesma forma, não é possível mudar processos e práticas sem o ativo engajamento dos trabalhadores. E eles não se comprometem com o que não conhecem ou o que não faça sentido para seu senso comum.

Blog Oito: A comunicação interna na prática da Sustentabilidade corporativa é relevante sob qual aspecto?

Baraldi: O planejamento da abordagem da sustentabilidade para o público interno traz à cena uma das mais nobres faces da comunicação: a educação. A comunicação é um poderoso instrumento de educação e, nesta dimensão, é capaz de melhorar as pessoas, de transformar a cultura organizacional, criar inovação e engajamento em torno de novos e desafiadores objetivos. É impressionante a força da informação quando circula impulsionada pela ideia reiterada de que há uma mudança importante em curso.

Blog Oito: Qual o melhor modo de construir um modelo sustentável considerando o processo comunicativo?

Baraldi: O melhor modo de construir um modelo sustentável de negócios é começando pela própria força de trabalho e pelos gestores da empresa, para, a partir de resultados concretos construídos um dia depois do outro, ampliar posteriormente o raio de alcance do próprio processo comunicativo.

Blog Oito: O Fiat Group em 2009 foi admitido nos índices Dow Jones Sustainability (DJSI) World e Dow Jones Sustainability Europe, inserindo-se entre as empresas com ações cotadas em bolsa que adotam as melhores práticas sustentáveis. Naquele momento, qual foi o instrumento de comunicação interna adotado pela Fiat para informar o público interno sobre a perspectiva sustentável convergente do grupo?

Baraldi: A revista bimestral Mundo Fiat, devido às características mobilizadoras da linguagem jornalística, mais adequadas para uma ação com foco educacional. Na edição especial o conteúdo temático privilegiou uma introdução à sustentabilidade, alinhamento de conceitos e relatos das práticas das empresas que compõem o grupo. O tom do discurso da edição foi o de um grupo empresarial a caminho da sustentabilidade, isto é, mobilizado na busca e difusão interna de informações e das melhores práticas de sustentabilidade disponíveis como benchmarking.

Blog Oito: Qual a contribuição do líder para incentivar o alinhamento entre conceitos e práticas sustentáveis no cotidiano da empresa?

Baraldi: Os líderes precisam estar convictos de que tudo o for escrito e declarado deve necessariamente corresponder a uma prática, a um objetivo ou compromisso, a ser observados e
ratificados diariamente. É preciso que os líderes mostrem na prática que se apropriaram do discurso da sustentabilidade e que a partir dele orientam sua atuação cotidiana. Afinal, nada é mais pedagógico do que o exemplo.

Próximo

Posts recentes

  • OITO MOVIMENTA SETOR PÚBLICO, PRIVADO E PARQUE TECNOLÓGICO NO PARANÁ
  • Confirmado WWL SUMMIT BRASIL
  • Case de Sucesso: Curadoria e parceria Oito e PMI SP no 22º SIGP
  • 8ª Temporada de Meetups de Fomento ao ESG e Inovação
  • Parceria Oito e PMI SP, no maior evento de GP da América Latina – o 22º SIGP que acontecerá na AMCHAM em São Paulo

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • abril 2025
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • abril 2024
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • novembro 2022
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • janeiro 2019
    • setembro 2013
    • maio 2012

    Categorias

    • #impactopositivo
    • #ods5 #ods17
    • ESG
    • meio ambiente
    • inovação
    • Campanha Educativa
    • Consumo Consciente
    • Consultoria
    • Educação Corporativa
    • Gestão de Projetos
    • Inovação
    • Liderança
    • Blog
    • Criatividade
    • Networking
    • Método de Gestão
    • Programa Comportamental
    • Benchmarking
    • Programas e Projetos
    • Projetos Especiais Corporativos, Técnicos, Científicos, Sustentáveis
    • Sem categoria
    • Sustentabilidade
    • Artigos
    • Treinamentos
    • Portfólio
    • Workshops
    • Consultoria

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    Logomarca Oito Consultoria

    Logomarca Oito Consultoria

    A Oito nasceu inspirada nos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para soluções corporativas de gestão integrada com o desenvolvimento das pessoas e de negócios sustentáveis.

    São mais de oito anos proporcionando experiências e resultados para os nossos clientes com consultoria, educação corporativa, programas comportamentais, desenvolvimento de líderes e projetos criativos e inovadores.

    Alcançar seus objetivos para obter vantagens competitivas e sucesso empresarial exige visão e experiência. Tome as melhores decisões para o desenvolvimento de suas pessoas e crescimento de seus negócios. Seja bem-vindo a Oito!

    Contato

    Navegação

    • Home
    • Propósito Oito
    • Soluções e Experiências
      • Consultoria
      • Educação Corporativa
      • Programas e Projetos
    • Portfólio
      • Portfólio Consultoria
      • Portfólio Educação Corporativa
      • Portfólio Programas e Projetos
    • Cases
    • Blog
    • Talentos
    • Contato

    Contato

    (31) 9.9881-1531

    contato@oitoconsultoria.com.br

    Rua Ministro Orozimbo Nonato,
    442/ 8º andar – Vila da Serra
    Nova Lima/MG.

    Veja o mapa

    Newsletter

    Para receber nossa Newsletter, insira seu e-mail no campo abaixo.

      Desenvolvido por: NETUNA Digital Netuna
      Copyright © OITO Consultoria e Treinamentos 2018 | Todos os direitos reservados
      × Como podemos lhe ajudar?