A persistência em um modelo sustentável de negócio contribui para a credibilidade, ao reduzir ou eliminar a assimetria entre o que se diz e o que se faz, conciliando discurso e prática diz Roberto Baraldi, jornalista, assessor de Comunicação da Fiat do Brasil/Grupo Fiat e Diretor do Capítulo Minas Gerais da Aberje em entrevista para o Blog Oito.
Blog Oito: Qual o caminho a ser percorrido pela empresa ao integrar a cultura da Sustentabilidade?
Baraldi: Quando uma empresa decide tomar o caminho da Sustentabilidade, dá início a um processo de diálogo permanente com seus múltiplos stakeholders. Estes fluxos de comunicação devem ser cuidadosamente planejados, pois cada grupo de interesse exige um determinado tratamento e requer informações diferenciadas.
Blog Oito: Você considera que a transparência da comunicação de resultados da empresa sobre a dinâmica da sustentabilidade reflete o seu compromisso com a sociedade?
Baraldi: Sim. A sustentabilidade se ergue e se mantém simultaneamente sobre os pilares econômico, social e ambiental da atividade, de modo que está baseada na adoção de práticas, processos e normas de produção, relacionamentos e prestação de contas. A transparência e clareza da comunicação de resultados, dos objetivos e compromissos da empresa são inerentes ao modelo sustentável de negócio e passam a ser exigidos de modo cada vez mais enfático pelos stakeholders, aqueles grupos que influenciam ou são influenciados por suas operações. A coerência entre propósitos, práticas e comunicação é essencial no processo de construção do modelo sustentável.
Blog Oito: Então, a comunicação dos propósitos sustentáveis deve ser trabalhada primeiramente para qual parte interessada da empresa?
Baraldi: Todas são importantes, mas há um que é particularmente sensível: o público interno. Todas as contradições entre discurso e prática serão percebidas primeiramente do lado de dentro dos muros da empresa. Da mesma forma, não é possível mudar processos e práticas sem o ativo engajamento dos trabalhadores. E eles não se comprometem com o que não conhecem ou o que não faça sentido para seu senso comum.
Blog Oito: A comunicação interna na prática da Sustentabilidade corporativa é relevante sob qual aspecto?
Baraldi: O planejamento da abordagem da sustentabilidade para o público interno traz à cena uma das mais nobres faces da comunicação: a educação. A comunicação é um poderoso instrumento de educação e, nesta dimensão, é capaz de melhorar as pessoas, de transformar a cultura organizacional, criar inovação e engajamento em torno de novos e desafiadores objetivos. É impressionante a força da informação quando circula impulsionada pela ideia reiterada de que há uma mudança importante em curso.
Blog Oito: Qual o melhor modo de construir um modelo sustentável considerando o processo comunicativo?
Baraldi: O melhor modo de construir um modelo sustentável de negócios é começando pela própria força de trabalho e pelos gestores da empresa, para, a partir de resultados concretos construídos um dia depois do outro, ampliar posteriormente o raio de alcance do próprio processo comunicativo.
Blog Oito: O Fiat Group em 2009 foi admitido nos índices Dow Jones Sustainability (DJSI) World e Dow Jones Sustainability Europe, inserindo-se entre as empresas com ações cotadas em bolsa que adotam as melhores práticas sustentáveis. Naquele momento, qual foi o instrumento de comunicação interna adotado pela Fiat para informar o público interno sobre a perspectiva sustentável convergente do grupo?
Baraldi: A revista bimestral Mundo Fiat, devido às características mobilizadoras da linguagem jornalística, mais adequadas para uma ação com foco educacional. Na edição especial o conteúdo temático privilegiou uma introdução à sustentabilidade, alinhamento de conceitos e relatos das práticas das empresas que compõem o grupo. O tom do discurso da edição foi o de um grupo empresarial a caminho da sustentabilidade, isto é, mobilizado na busca e difusão interna de informações e das melhores práticas de sustentabilidade disponíveis como benchmarking.
Blog Oito: Qual a contribuição do líder para incentivar o alinhamento entre conceitos e práticas sustentáveis no cotidiano da empresa?
Baraldi: Os líderes precisam estar convictos de que tudo o for escrito e declarado deve necessariamente corresponder a uma prática, a um objetivo ou compromisso, a ser observados e
ratificados diariamente. É preciso que os líderes mostrem na prática que se apropriaram do discurso da sustentabilidade e que a partir dele orientam sua atuação cotidiana. Afinal, nada é mais pedagógico do que o exemplo.