Por Júnia F. Carvalho
O mundo dos negócios vive a crescente busca por empresas de impacto positivo, nas quais as condutas éticas de seus dirigentes são pautadas nos direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão e norteadoras de uma boa governança, práticas ambientais e sustentabilidade financeira.
Nesse cenário as médias e grandes empresas estão desenvolvendo novos comportamentos e práticas sociais, ambientais e de governança e algumas avançando na maturidade, mas ainda há questões que correm a passos lentos como: a equidade de gênero, igualdade de oportunidades, representatividade de mulheres em cargos de liderança e nas tomadas de decisões por exemplo.
Segundo especialistas investir na liderança feminina e em empreendedoras tem efeitos positivos em cadeia na sociedade, já que elas tendem a impulsionar a equidade de gênero, direcionar os ganhos para a família e comunidade ao seu redor, além de aumentar o PIB. Além disso, segundo a ONU, empresas com lideranças femininas têm resultados até 20% melhores.
Pensando nisso, desenvolvemos o Women’s Leadership, programa Executivo com o objetivo de alavancar valor na carreira das mulheres e gerar valor para empresas com destaque para 4 eixos: 1. Autoliderança e Liderança 2. Inovação (ambidestria), 3. Governança e 4. Empresas e Projetos de Impacto Positivo. Além disso, desenvolver o protagonismo necessário na tomada de decisões estratégicas.
Lançado em Dezembro de 2023, o programa contemplou os eixos Autoliderança e Liderança 2. Inovação (ambidestria), 3. Governança e 4. Empresas e Projetos de Impacto Positivo e teve o primeiro Workshop presencial em janeiro de 2024, em Nova Lima, Minas Gerais, onde reuniu líderes, gestoras e profissionais de diversas áreas do conhecimento do Brasil (das regiões do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Pará) e do Chile. O encontro destacou a relevância do protagonismo feminino nas tomadas de decisões, na liderança de si mesma, na gestão de negócios, projetos e no desenvolvimento de pessoas. Participaram empresas globais, mineradoras, siderúrgicas, agronegócio, startups e consultorias em gestão.
Em março o programa teve a WWL Talk, em celebração ao dia internacional da mulher, com rodada de conversa, café especial com gestoras, lideres de empresas sobre os temas Autoliderança, Comunicação Assertiva, Linguagem Corporal, Imagem e Estratégia em evento no Alphaville Lagoa dos Ingleses, Nova Lima, Minas Gerais.
O WWL é iniciativa da Oito Consultoria, Idealização e curadoria de Júnia F. Carvalho, CEO da Oito Consultoria, Gestora ESG e Inovação e Coordenadora de MBAs na PUC Minas. Conta com parceiras do mercado corporativo e empreendedoras. Produzido 100% por mulheres.