
No dia 2 de setembro, de 15h às 18h aconteceu na capital Mineira o lançamento do Livro “ESG, uma Visão Prática Multidisciplinar”, com tarde de autógrafos promovido pela Oito Consultoria. Um momento de grande relevância para a sociedade e para os negócios de impacto positivo com a participação de especialistas em ESG, negócios, empresários, pesquisadores e profissionais do mercado corporativo de Companhias Globais e empreendedores mineiros.
DO PROPÓSITO À ENTREGA DE VALOR
Materialidade da Sustentabilidade, temas prioritários, metodologias, critérios e narrativas – Apoio aos investidores nas tomadas de decisões, principais norteadores das empresas na jornada ESG.
Essa abordagem de Júnia F. Carvalho no livro “ESG, uma visão prática multidisciplinar, traz um panorama de como líderes e Organizações devem GERAR VALOR NO LONGO PRAZO, PROTEGER O VALOR E ATRAIR VALOR”.
O propósito, do latim “proponere”, que significa “colocar à frente” e no contexto organizacional é a razão de existir do negócio. Em alguns casos o negócio nasce com um objetivo superior considerando práticas sustentáveis se posicionando em estágio avançado de maturidade, mas em outros existem empresas que não se constituem a partir do conceito, estão em estágio inicial, mas que desejam reformular suas diretrizes
organizacionais considerando um propósito maior em resolver questões sociais e ambientais no seu escopo. Ter um propósito bem definido, segundo dados de pesquisa da consultoria Dale Carnegie com 45 mil colaboradores de empresas de vários segmentos, em 27 países, contribui para o engajamento e eleva a produtividade em até 202%. Além disso, propósito alinhado com as entregas, ou seja, práticas ESG aumentam o nível de confiança dos stakeholders com o negócio. (trecho do livro, página, 74).
…para orquestrar as constantes transformações o protagonista ESG necessita por um lado desenvolver pessoas e competências com o foco na manutenção, na organização considerar a o uso eficiente dos recursos, com o olhar sistêmico para a responsabilidade da organização, seus impactos, riscos e oportunidades, a racionalização, ou seja, enxergar o tangível, o real e materializar o intangível. Por outro, estimular a inovação, por meio da habilidade “antifrágil”, da criatividade e novas formas de fazer as coisas com propósito, bem como desenvolver habilidades psicossociais, conexões entre as pessoas e seus stakeholders fortalecendo as relações que irão suportar as constantes mudanças. (Júnia F. Carvalho, trecho do seu livro, PROTAGONISTAS DO ESG: ESTILOS DE LIDERANÇA, HABILIDADES ESSENCIAIS E E FUNDAMENTAIS. página 73.)


Nas imagens: autores, organizadora, pesquisadores e convidados no lançamento do Livro ESG, uma Visão Prática Multidisciplinar no Café do Museu no Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB.
Créditos Fotos: Hugo Fotografias
Data: 2 de setembro de 2023, de 15h às 18h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, no Café do Museu – praça da Liberdade, n° 450, Belo Horizonte – Entrada pela lateral da Rua Cláudio Manoel.
Realização: Oito Consultoria
Apoio: Café do Museu
Editora: Alexa Cultural