Por Júnia Carvalho
As mudanças velozes no mundo corporativo têm exigido cada vez mais que as Organizações estruturem programas de educação corporativa e gestão de pessoas capazes de interagirem os setores da empresa, promoverem práticas da gestão, ganhos qualitativos no clima organizacional, no relacionamento dos colaboradores com o cliente, mas sobretudo que impactem de forma quantitativa no lucro do negócio.

As pessoas têm percepções diferentes, trazem em sua bagagem cultural vivências que nem sempre condizem com os valores culturais das empresas nas quais trabalham. As Organizações constituem-se de diretrizes, elementos que formam sua identidade revelando-a em seus serviços, nos seus produtos e nas pessoas que com ela interage. São seus valores, sua política, a visão que enxerga o futuro, os objetivos estratégicos e sua a missão – o motivo da sua existência.
Do lado de fora a identidade se concretiza nas ações da empresa e transforma-se em imagem, o que o cliente, o mercado e as partes interessadas enxergam da Organização. A origem da relação entre identidade e imagem da empresa se dá por meio da sinergia dos seus setores e um bom planejamento e execução do marketing. A essência do marketing traz a combinação de quatro elementos (preço, produto, ponto e promoção) que estrategicamente trabalhados funcionam como direcionadores dos caminhos os quais as empresas devem percorrer para tornar o negócio competitivo.
Nesse contexto, há um fator que influencia exponencialmente na construção da identidade sólida de uma empresa: os seus recursos humanos. Em 1996 o consultor de empresas Saul Faingaus Bekin, após uma experiência vivida numa multinacional identificou problemas como baixa integração entre os departamentos e visões divergentes sobre funções de cada um deles o que impactava na produtividade e, sobretudo nos objetivos estratégicos da Organização. Nascia então o Endomarketing.
O endomarketing é uma ferramenta que contribui para incentivar o público a compartilhar os objetivos Organizacionais. Corresponde em integrar colaboradores com as diretrizes estratégicas da empresa abrangendo a cultura, o clima organizacional, a missão, os seus objetivos, valores e a visão de futuro, de maneira que estes se sintam parte dos processos, produzindo não somente por questões financeiras, mas por constituírem a cadeia de valor da empresa.
Analogamente a Empresa corresponde ao Produto do composto de marketing, pois é “vendida” às pessoas a partir de tudo que entrega aos seus colaboradores em troca do trabalho que realizam, do ponto de vista tangível e intangível, ou seja, seu fluxo de benefícios. O Trabalho constitui-se no Preço – uma vez que é o valor “pago” pelo indivíduo por tudo aquilo que recebe da Organização, e, portanto, quanto mais “cara” a empresa for por ele percebida tanto maior e melhor será seu desempenho. E o Ambiente é o Ponto que é o local onde ocorre a relação entre empresa e trabalho com dimensões distintas: a tangível dada pelas instalações físicas, e a intangível que conhecemos como clima organizacional.
A Comunicação Interna é a Propaganda ou Promoção, pois estabelece um fio condutor entre os demais fatores do composto para garantir um diálogo fluido na empresa e disseminar critérios para tomada de decisões.
Mas para o resultado de um programa de endomarketing ser eficaz, o engajamento das pessoas, o aprendizado contínuo e as ferramentas de gestão de pessoas precisam completar o escopo – em pesquisa, a empresa de consultoria Towers Perrin revelou que em 12 meses as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o Lucro Operacional em 19% e o Lucro por Ação em 28%, em 36 meses ampliaram sua Margem Operacional em 3,7% em média.
Portanto, há de se considerar nesse contexto, que a educação corporativa e a gestão de pessoas são pontos essenciais para a implantação de um programa de endomarketing, uma vez que a gestão do conhecimento, um clima organizacional harmonioso, a prática de desenvolvimento das pessoas, potencializam a construção de uma cultura sólida, que combinados com o estímulo ao engajamento, promovem a solidez da identidade e da imagem corporativa importantes para competitividade e resultados cada vez mais eficazes.
Júnia Carvalho, é gestora Estratégica de Negócios, de projetos e professora de Sustentabilidade